Estádio Olímpico Lujniki

Moscou, Rússia

Estádio Lujniki (portugês) ou Stadium Luzhniki (inglês) ou até mesmo Стадион Лужники (russo)

Antigo Estádio Central Lênin, é um estádio localizado em Moscou, Federação Russa, no distrito de Khamovniki, próximo à estação Sportivnaya do metrô de Moscou.

Inaugurado em 31 de julho de 1956, tem capacidade para 84.745 torcedores. Era o estádio onde a Seleção de futebol da URSS fazia seus jogos amistosos.

Foi reformado e se tornou o principal palco da Olimpíada de 1980, marcado pelo boicote dos Estados Unidos e aliados e pelo mascote, o ursinho Misha, que encantou o mundo ao derramar uma lágrima na Cerimônia de Encerramento dos Jogos. Sua história está repleta de memórias além do futebol.

Durante os Jogos a capacidade era de 103.000 torcedores, que assistiram as provas de Atletismo, a final do Futebol e a Prova de Saltos do Hipismo.

 

Curiosidades:

  • Em 15 de Setembro de 1993, o Rei do Pop Michael Jackson se apresentou no estádio em um show histórico, como parte da Dangerous World Tour. Com uma audiência estimada em 115 mil pagantes, é um recorde de público até os dias de hoje para o local.
  • Foi o primeiro estádio a receber um jogo da Liga dos Campeões da UEFA com grama artificial, no dia 27 de Setembro de 2006, com o jogo FC Spartak Moscovo 1 - 1 Sporting Clube de Portugal.
  • Recebeu a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, quando o Manchester United venceu o Chelsea, nos pênaltis por 6 a 5, após um empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.
  • Estádio da abertura da Copa do Mundo de 2018 com o jogo entre a anfitriã Russia e a seleção da Arábia Saudita, com o placar de 5 a 0 para a dona da casa. O estádio irá sediar a final da copa no dia 15 de julho.

fonte: wikipédia

redes sociais

apoio

curso-conserto-e-manutencao-de-celular-ganhar-dinheiro

informações

Inauguração: 1956

Capacidade: 80 mil

Time Local: Seleção da Rússia

Custo da obra: $ 456 milhões

fonte: sport tv.

 

como chegar